O dinheiro dos outros…parte 1

Outro dia, estava conversando com um aluno de graduação em economia que me contava sobre o percurso empresarial de seu pai. Seu pai começou sua empresa de empreendimentos imobiliários com muito pouco: tinha um terreno; um projeto, uma maquete; e boa reputação. Vendeu seu primeiro condomínio residencial e o construiu com o dinheiro das prestações dos futuros proprietários. Seu pai lhe explicou o sucesso: “filho, você precisa aprender a trabalhar com o dinheiro dos outros”. Maravilhado, seu filho me perguntou: “que dinheiro é esse? Não é dívida de banco. É outra coisa”.

Sim é outra coisa. E tem nome: capital de giro. As prestações pagas pelos futuros proprietários do condomínio foram adiantamentos de clientes, que é uma fonte não onerosa (ou seja, não cobra juros) de capital para os investimentos do projeto.

Só em casos e circunstâncias muito especiais as empresas conseguem que seus clientes lhe adiantem pagamentos, mas quando o fazem, podem ser uma excelente fonte de recursos. Um caso famoso de adiantamento de clientes foi a Fazenda do Boi Gordo, que prometia aos seus clientes usar seus recursos para adquirir novilhas, engordá-las e vendê-las com lucro. A idéia é boa, em teoria, mas na prática foi um dos piores escândalos financeiros do país. Outro caso é o das rifas e loterias…

Você pode identificar outros negócios que atraem adiantamento de clientes?

Um abraço,

Eduardo Luzio

About Eduardo Luzio

Economista pela USP (88) e PhD pela PhD University of Illinois (93). Consultor em finanças corporativas e estratégia. Professor de finanças na FEA-USP, FGV -SP e Insper.

No comments yet... Be the first to leave a reply!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: