O valor de um bom Business Plan (Plano de Negócios)

Antes de tudo, feliz 2011 para todos! Após as férias, estou de volta com este primeiro post do ano, que retoma o tema do valor de um bom plano de negócio, ou business plan (“BP”). O assunto já foi tema de meu post de 15/out/2010.

Este final de semana tive a satisfação de participar de um workshop num cliente que há 18 meses me contratou para elaborar o BP de um novo negócio. Nestes 18 meses, o projeto saiu do papel e 95% do investimento previsto foi executado e a aquisição de uma empresa foi feita. As próximas semanas serão importantes para meu cliente, que está negociando os primeiros contratos de venda. Neste contexto, nos reunimos para atualizar o BP e discutir a estratégia da empresa. Ter investido tempo e dinheiro em elaborar um BP se maximiza numa ocasião como esta.

Com o BP que montamos à seis mãos (Gero, a equipe de consultores do cliente, e o top management da empresa) há 18 meses, pudemos avaliar a que preços de venda, o valor da empresa se destrói. Pudemos mensurar quais seriam as quantidades mínimas que a empresa precisaria produzir para se manter não só lucrativa, mas gerando valor aos seus acionistas acima dos riscos incorridos por estes. Identificamos uma série de índices de performance operacional e financeira (os tais KPIs – key performnce indicators) que deverão compor relatórios periódicos de gestão da empresa, critérios avaliação de desempenho de seus funcionários e política de remuneração variável da equipe de gestão de vendas. Também poderemos simular o impacto financeiro da desativação de uma linha de produto enquanto seus novos produtos ganham mercado. Até o impacto financeiro da introdução de uma nova marca pode ser simulado. Pudemos identificar a oportunidade de transformar uma unidade de apoio em uma nova unidade de negócio. Um dos próximos passos poderá ser atualizar o sistema operacional da Datasul para alimentar o BP periodicamente.

Enfim, o BP nos ajudou a rever e expandir a estratégia delineada há 18 meses. Além disso, seu caráter teórico, futurístico, se transformou em uma poderosa ferramenta de gestão operacional e estratégica. Você já teve alguma experiência de implementação estratégica com uso de BPs? Se teve, quais foram os desafios encontrados? Quais os benefícios realizados? Por favor, compartilhe sua experiência conosco.

Um abraço,

Eduardo Luzio

About Eduardo Luzio

Economista pela USP (88) e PhD pela PhD University of Illinois (93). Consultor em finanças corporativas e estratégia. Professor de finanças na FEA-USP, FGV -SP e Insper.

Uma resposta to “O valor de um bom Business Plan (Plano de Negócios)”

  1. Olá
    Eduardo. sou economista e estava procurando algumas informações quanto a plano de negócios (BP) pois recebi uma proposta de elaboração para um empresario que busca investir no agronegócio, o problema é que nunca cobrei pelo serviço, mas neste caso terei que cobrar pois envolve solicitação de credito junto a instituição financeira. bom qual seria a dica que você me daria de valor para a elaboração do BP? existe algum local aonde posso obter informação para eu me balizar quanto as meus honorários nessa elaboração.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: