“Fusões & Aquisições em Ato”

Nesta quarta e quinta feira (19, 20/10), estarei ministrando o curso “Fusões & Aquisições em Ato“. Há algumas vagas ainda disponíveis (interessados, favor contatar juliana@gerovalor.com.br).

Do que se trata? Da teoria e prática em Fusões & Aquisições (“M&A”). No curso de 16 horas, apresentarei: os diversos tipos de transações de M&A (desde a simples venda, até a venda com contratos de cooperação após a venda entre vendedor e comprador, inclusive earn out); o processo de M&A em suas diversas fases; os métodos mais difundidos de avaliação de empresas (valuation), suas limitações e desafios; a elaboração de um Memorando de Oferta; nuances do Acordo de Confidencialidade (“NDA”) e Contrato de Compra e Venda de Ações (“CCVA”); os desafios do processo negocial; e, finalmente, estudos de caso.

No curso, me proponho a compartilhar minha experiência de 16 anos em M&A, onde tive a oportunidade de aprender não só com as transações bem sucedidas, mas também com os insucessos. No material para o participante, disponibilizarei: planilha eletrônica genérica para a avaliação de uma empresa (não financeira); guia para elaboração de Memorando de Oferta; exemplo de minuta de NDA e CCVA; e outras informações que acredito agregar valor. Ainda serão entregues aos participantes, exemplares de meu livro “Finanças Corporativas: Teoria e Prática”, cujo conteúdo esta relacionado ao curso. Dos quatro casos apresentados no livro, dois serão discutidos no curso (casos Quixote (reestruturação financeira e venda de uma empresa em concordata) e Ópera (captação de um sócio provisório, via financiamento mezanino, em um projeto de investimento)).

Qual é o perfil dos participantes? Entre os inscritos temos a honra de ter empresários, advogados, consultores e executivos de banco de investimento.

Em suma, esse curso se propõe a discutir o valor de empresas em seu momento da verdade: o momento de uma venda. É neste momento que as projeções do futuro da empresa se transformam ou não em realidade, ou se permanecem na ficção. É o momento da verdade, pois o que importa não é quanto o vendedor acha que sua empresa vale, mas quanto o “mercado” está disposto a pagar por ela.

Um forte abraço,

Eduardo Luzio

About Eduardo Luzio

Economista pela USP (88) e PhD pela PhD University of Illinois (93). Consultor em finanças corporativas e estratégia. Professor de finanças na FEA-USP, FGV -SP e Insper.

Uma resposta to ““Fusões & Aquisições em Ato””

  1. Bom dia Professor Eduardo,

    Disse tudo quando falou que não importa quanto o vendedor acha que vale, e sim quanto o mercado está disposto a pagar. As pessoas tem a tendência de superestimar suas propriedades e acabam não fazendo uma avaliação correta do real valor do seu patrimônio.

    Adoraria fazer parte desse grupo que irá se aprofundar nessas questões. No momento, o trabalho e a distância me impedem de comparecer.

    Sucesso e um Forte Abraço!

    Wagner Assunção

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: