Reencontro com o pai

Meu pai morreu há 3 anos. Ontem, o reencontrei de uma maneira muito especial.

Estava com bons amigos em Vinhedo. No jardim, ouvíamos músicas do iPod, bebíamos e colocávamos o “papo em dia”. No módulo aleatório, o iPod escolheu tocar a suíte para violoncelo de Bach, a preferida de meu pai (tem um vídeoclip na aba “Músicas” deste blog). A música que ele pediu para eu tocar em seu velório. Como sempre fico triste ao ouvi-la e querendo acreditar que Bach não combina com Réveillon, rapidamente “pulei” a música.

Mas, o reencontro estava marcado.

Entre uma cerveja e outra, um amigo me disse que havia conhecido um neurocirurgião que trabalhou com meu pai no Hospital das Clínicas. Ele disse ao meu amigo que gostava muito de meu pai, com quem aprendeu muito: “o doutor Luzio era durão, mas tinha um coração enorme”.

Achei tão legal: em uma frase, o colega conseguiu resumir meu pai de uma maneira tão real, humana, como eu nunca o consegui. Foi um presente. Um reencontro. Um reencontro com o amor e a ambivalência que o acompanha, sempre.

Uma vez li um livro (“7 Hábitos de Pessoas Eficazes”, ou algo assim) que perguntava: “o que você acha que os outros diriam sobre você no dia do seu velório?” “Como você quer ser lembrado?”

Na oportunidade da vida, momentos felizes, mágoas, erros, acertos, escolhas, encontros e desencontros. Ontem, reencontrei meu pai. Saudades.

Casamento do Feu em 2005

Casamento do Feu em 2005

About Eduardo Luzio

Economista pela USP (88) e PhD pela PhD University of Illinois (93). Consultor em finanças corporativas e estratégia. Professor de finanças na FEA-USP, FGV -SP e Insper.

3 Respostas to “Reencontro com o pai”

  1. Eduardo, que lindo ler isso….que saudades da pessoa maravilhosa que foi o seu pai. Quanto esse coração enorme me apoiou, me incentivou, me amou e me respeitou. E você tem muitas características dele, como integridade, honestidade, dedicação, profissionalismo, respeito pelas pessoas.

    Gostar

  2. Linda homenagem!!!! Parabéns. É importante lembrar a pessoa importante e íntegra que seu pai foi. Abraços.

    Gostar

  3. Sr. Eduardo, sempre me emociono qdo. falo ou lembro de seu pai. Profissional de extrema competencia, alma limpida e coração de ouro. Minha mãe foi paciente do Dr. por cerca de 15 anos e nossas consultas eram semestrais, mas, qdo havia qualquer duvida qto. ao tratamento, ele nos atendia prontamente. . Dr. José Luzioc/certeza deixou muitos amigos pacientes orfãos . Parabéns por ser filho desse homem tão importante e tão humilde .
    Valentina. .

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

