Quem foi seu melhor professor? Por que? Como?

Todo mundo já teve um professor que marcou. Aquele (ou aquela) que a gente nunca esqueceu o nome, que a gente sempre lembra com um certo carinho e/ou admiração. Por que este professor(a) te marcou tanto? O que faz alguém ser um professor marcante, inesquecível?

Eu tive dois professores que me marcaram: a Dudu e o Claudio Vieira. A Dudu foi minha professora de história no 3o. colegial (Col. Galileu Galilei). Até então eu era um excelente aluno de história. Só tirava “A”. Na 1a. prova da Dudu, tirei “C”! Na segunda, “C” de novo! Fiquei intrigado: o que eu estava fazendo de errado?

Demorou um pouco para eu entender que até a Dudu, eu decorava história. Mas, a Dudu queria que eu entendesse a história. Soubesse pensar. Ela me ensinou a pensar a história.

Dois anos depois, já na faculdade de economia, tive aula de “Teoria do Valor” com o prof. Claudio Vieira. Com ele li “O Capital” de Carl Marx. Ele amava Marx. Falava com paixão. Não me tornei marxista, mas Marx antes de político era um excelente historiador. Claudio me ensinou a pensar a história, o cotidiano, enfim, o mundo de uma maneira potente, que uso até hoje, inclusive quando escrevi minha tese de doutorado nos EUA.

O que tem em comum estes dois professores: paixão pelos temas que lecionam, a capacidade de gerar interesse e o dom de ensinar alguém a aprender. Foi isso, eles me ensinaram a aprender! Pois o mundo esta sempre mudando. Os problemas são sempre diferentes dos passados. E a gente precisa se adaptar.

Acho que a paixão pelo tema ajuda a gerar interesse nos alunos. Mas, como ensinar alguém a pensar, a aprender? Ensinando conceitos e metodologias poderosas e apresentando novos problemas nas provas? Será que isso basta?

About Eduardo Luzio

Economista pela USP (88) e PhD pela PhD University of Illinois (93). Consultor em finanças corporativas e estratégia. Professor de finanças na FEA-USP, FGV -SP e Insper.

No comments yet... Be the first to leave a reply!

Deixe uma Resposta

