Recortes de 10 Líderes Inspiradores (Parte 1)

Estou participando agora do Seminário com 1,5 mil pessoas e 10 “líderes inspiradores”.

Todos líderes são brasileiros. Nenhum estrangeiro, nenhum guru americano. Resilientes, flexíveis, capacidade de adaptação. Até pouco tempo, o que dava IBOPE eram os empresários e gurus estrangeiros.

O mote do Seminário é simples: inspirar Pequenas e Média Empresas (PMEs). Lembrando que 66% do PIB da Alemanha é gerado por PMEs, no Brasil é 40%. Estes Líderes tem empresas gigantescas que começaram pequenas.

Confesso que fui para o seminário desconfiado: será que vai ser algo do tipo, “acredite em você”? Com certeza tem muito disso, mas há muitas coisas interessantes sendo ditas. Compartilho aqui algumas destas coisas, começando com o Abílio Diniz.

Abílio Diniz (começou como “filho do padeiro”)

Acreditar em vocês mesmos. Obama: “yes, we can”

Paixão pelo Brasil.

Diferencial: proposito maior (o que aconteceria se a minha empresa deixasse de existir?), gestão (gente e processo, processo e gente, pessoas certas nos lugares certos e processos claros e eficientes), cultura (centrada nas pessoas = gente motivada), liderança (não se trata de carisma, pode ser anônimo, mas é aquele que consegue tirar dos seus liderados o melhor para o benefício coletivo).

Capitalismo consciente (beyond the profit).

Processos claros e eficientes: a sua falta gera reuniões. Reuniões é para quem não sabe o que tem de fazer e quer dividir responsabilidades.

A equipe precisa compartilhar valores. Humildade (não se sabe tudo e sempre pode ser aprender, respeitar as pessoas). Determinação e garra. Disciplina (é um valor e uma ferramenta). Equilíbrio emocional (temos de manter o equilíbrio entre nossos papéis e atividades).

Pilares: atividade física, alimentação saudável, controle do stress (não existe vida sem stress, mas temos de refletir sobre o que nos irrita, o que nos alegra, para lidar como o stress. O que é realmente importante? O que for importante é o que merece seu stress), auto conhecimento, amor (é o que move a vida. Amor não só pelas pessoas, mas pelo o que você faz, pelas pequenas coisas da vida. Ter metas ousadas, mas saber aproveitar o que temos), espiritualidade e fé.

Nunca encontrei nada fácil na minha vida. Muita inspiração, mas uma enorme dose de transpiração. Querer aprender é crescer. Questionem o impossível, mas cuidado com os excessos, a teimosia burra.

A melhor pergunta da plateia: o que você diria a um empreendedor que tem de deixar sua empresa?

A resposta veio com emoção. “Nunca imaginei que passar o controle implicaria ter de deixar a empresa. Isso pegou forte. Não sou de pedra. Sou emocional, graças a Deus. Pegou, mas não durou muito tempo. O que eu vou deixar? Uma empresa de 160 mil funcionários. O verdadeiro Pão de Açúcar é sua cultura e esse DNA é meu. As empresas são resultados do que fazemos, do nosso desejo. BRF tem 108 mil funcionários e eu estou levando meu DNA para lá, a cultura de dono. As pessoas tem de se sentir donas da empresa que trabalham.”

About Eduardo Luzio

Economista pela USP (88) e PhD pela PhD University of Illinois (93). Consultor em finanças corporativas e estratégia. Professor de finanças na FEA-USP, FGV -SP e Insper.

2 Respostas to “Recortes de 10 Líderes Inspiradores (Parte 1)”

  1. Fazer o que gosta é a velha resposta para dirimir tamanhas dúvidas de como ter o sucesso desejado. Transpirar o primeiro verbo, … desapegar é o segundo verbo a conjugar na vida pessoal, seja quando a inspiração não foi muita, ou quando essa ultrapassou todos os limites. Muito bom. Aguardo a parte 2.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: