Recortes de 10 Líderes Inspiradores (Parte 3)

Fábio Hering

134 anos de história, 700 lojas.

Fábio (filho de italiana com alemão), da 5a geração, ajudou a recriar a Hering. Toda empresa tem seu ciclo. É necessário sempre aprender, investir.

No fim da década de 80, num dos ciclos mais complicados (e o momento mais “complicado” é sempre o que estamos vivendo) a Hering estava muito endividada (8x EBITDA) e quase quebrou. Quase quebrar foi uma grande experiência.

A mudança da indústria têxtil para o varejo de roupas. Foi a recriação da Hering. Mudar uma empresa significa transição, um caminho longo a ser percorrido. Não se trata de prever o futuro, mas criar um futuro para a empresa.

O pulo do gato foi perceber que no mercado não seria importante ter a capacidade produtividade moderna. Isso era necessário para sobreviver. Para se ressaltar seria necessário valorizar as marcas e os canais de distribuição. Os canais como meio e como fim. Meio de divulgar a marca e fim como gerador de receitas. E a marca não é só um produto, mas uma cultura, um DNA corporativo inspirador. Introduzimos na empresa um novo verbo: “varejar”! Esta mudança começou em meados de 90 até o início de 2000.

A mudança só existe se o líder tiver curiosidade. A pessoa curiosa quer aprender, quer se desenvolver, quer buscar informação do consumidor, dos concorrentes. Curiosidade permite mudança.

De 2007 pra cá, a empresa cresceu muito: o lucro de hoje equivale ao faturamento de 7 anos atrás. Atrair investidores (incluindo o IPO) foi importante, não só pelo dinheiro, mas pelo nível de governança e oportunidades que se abriram.

Perguntas: como conciliar posições divergentes em empresas familiares? Quando a empresa esta crescendo, fica mais fácil. O foco da família deve ser a prosperidade da empresa.

Fábio foi visitar o concorrente (Forever 21) e perguntou aos clientes o que estavam achando e aprendeu muito.

Implementar é ser um sacerdote. Tem de ficar repetindo o norte, o sonho, para transformar o sonho.

About Eduardo Luzio

Economista pela USP (88) e PhD pela PhD University of Illinois (93). Consultor em finanças corporativas e estratégia. Professor de finanças na FEA-USP, FGV -SP e Insper.

No comments yet... Be the first to leave a reply!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: