Recortes de 10 Líderes Inspiradores (Parte 4)

Tentamos fazer planejamento estratégico e nunca deu certo. O nome do jogo deve ser foco na oportunidade na hora de começar o negócio. Na 2a. fase, o que é o negócio? Não importa quão fantástico seu produto é, seus concorrentes vão te pegar. Neste momento, começa o desafio: crescer. Dois gargalos: pessoas e dinheiro. É neste momento que a empresa pode quebrar.

Um negócio são pessoas e a comunicação entre elas. Liderar não é mandar, é educar. O líder deve ser um educador. É necessário investir na “pedagogia da presença” para formar vários líderes. Tive 2 grandes lições: (1) em uma discussão, nunca focar em quem esta certo ou errado, o foco deve estar no problema, não na pessoa; (2) focar nas forças e não nas fraquezas das pessoas. Não sendo falha de caráter, o foco deve ser nas forças. Todos nós temos defeitos, alguns podem ser mitigados.

O funcionário deveria ver na empresa uma oportunidade de criar um percurso profissional do começo até a aposentadoria.

Eu acredito em descentralização. Se você é centralizador, o crescimento da empresa esta limitado a você e seu foco será o controle. Para crescer é preciso ter pessoas de confiança e integradas a sua cultura. É preciso formar lideres. É preciso planejar a descentralização. Pactuar, acompanhar e julgar.

O grande ativo da Odebrecht é a sua cultura. A cultura esta em livros, que todos podem ler, o desafio é a prática. Meu avo, antes de profissionalizar a empresa, profissionalizou a família. A empresa não pode estar a serviço da família, e sim o contrário. A família deve colocar seu patrimônio tangível e intangível a serviço da empresa. Eu acredito em empresas de controle familiar, mas não de gestão familiar.

Quais setores apresentam as melhores oportunidades? Não olhe para o setor, olhe para você mesmo: onde você tem competência e pode se diferenciar. Não é porque o setor é bom que você vai se diferenciar. Os setores bons mudam O empresário deve pensar no longo prazo.

About Eduardo Luzio

Economista pela USP (88) e PhD pela PhD University of Illinois (93). Consultor em finanças corporativas e estratégia. Professor de finanças na FEA-USP, FGV -SP e Insper.

No comments yet... Be the first to leave a reply!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: