Recortes de 10 Líderes Inspiradores (Parte 6)

Sônia Hess (Dudalina)

6 fábricas, receita de R$ 0,5 bilhões, 95 lojas no Brasil e em Milão.

Vim contar uma historia de amor: meu pai, seu Duda, e minha mãe, dona Adelina. Meu pai era poeta, minha mãe empreendedora.

A Dudalina começou com um erro. Meu pai comprou um tecido errado e minha mãe viu nisso uma oportunidade.

Uma família com 16 filhos, ser empreendedor é a única saída.

Mãe morreu em 2008 e uma família passou a ser 16 famílias. Sônia ficou com a missão de ser a diplomata. A empresa começou a profissionalização da gestão. Camisas para a mulher que decide. Aprendemos a varejar em 2011. E os homens? Para os dois na mesma loja! Franquias ou lojas próprias?

Continuamos a ser indústria, mas indo para o varejo. Investir em publicidade, logística.

Em 2013: venda de participação para dois fundos (Warburg Pincus e Advent International). Os novos acionistas não vieram para mudar a cultura, mas ajudar na gestão.

12% do lucro líquido da Dudalina é distribuído. Hoje, todos os funcionários da Dudalina está recebendo, 5,2 salários como PLR. O desafio continua sendo investir nas pessoas.

Ideologia: criar produtos que encantem e ser a empresa mais admirada no setor de moda. Como? Com pessoas, criatividade, qualidade, ética, e sobretudo, paixão.

Projeto de geração de renda: retalhos das camisas são transformados em kits que são distribuídos em 500 instituições (inclusive um hospital de câncer) que costuram sacolas que a Dudalina usa em suas lojas. Ao relatar os efeitos desta iniciativa, Sônia se emociona. É um projeto que a ONU considera modelo.

Produtos brasileiros feitos por mãos de brasileiros.

TEM DE TER PAIXÃO!

Mensagem para mulheres empreendedoras: não existe homem, nem mulher. Existe a vontade de fazer. As mulheres tem de se expor mais.

O pequeno varejo esta fadado a desaparecer? Num pais com 5 mil municípios, vai ser difícil! Parte importante do faturamento da Dudalina vem de lojas multimarcas.

Estratégia de marketing: investimento em publicidade impressa, assessoria de imprensa, redes sociais, produtos de qualidade. Meta: ser uma marca mundial.

About Eduardo Luzio

Economista pela USP (88) e PhD pela PhD University of Illinois (93). Consultor em finanças corporativas e estratégia. Professor de finanças na FEA-USP, FGV -SP e Insper.

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que é (e o que não é) Estratégia? | Reflexões sobre valor - 16 de Julho de 2014

    […] Especialização em um produto ou serviço. Ex. Dudalina: “a camisa para a mulher que […]

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: