Recortes de 10 Líderes Inspiradores (Parte 7)

Alberto Saraiva (Habib’s)

430 lojas, 220 milhões de cliente por ano, 20 mil funcionário, 7.8 bilhões de baby esfirras, 1.800 tons de alimentos por mês. Abrem 40 lojas por ano.

Como é possível um português montar um restaurante árabe, e sem dinheiro? Prestou vestibular para 6 faculdades de medicina, e não passou em nenhuma delas. O pai dizia: “não desista, filho, é preciso caminha”. Persistiu até passar. Fracasso, persistência e determinação andam juntos. A conquista costuma vir só depois de muitos fracassos.

Pai assassinado. Perdeu a fé. Herdou a padaria que havia sido comprada há 19 dias. Havia 5 concorrentes próximos, tinha equipamentos ultrapassados, um padeiro desmotivado. Comprava pães dos concorrentes para vender. Nada na vida dava certo. Numa noite de desespero pegou um taxi. Contou ao motorista que iria fechar a padaria. O motorista lhe disse: “não desista, filho, é preciso caminha”.

Ele não fechou a padaria e virou padeiro. Abaixou o preço do pão, que na época era tabelado, em 30%. Compre 10 e leve 12. Aumentaram os clientes. Pão quente toda hora. Se formou médico: devo ser médico ou padeiro?

Vender muito barato, quase de graça. Montou a Casa do Pastel, Caso do Nhoque, Casa da Pizza Rodízio,… Montava as lojas e as vendia. Até conhecer um senhor de 70 anos que lhe pediu emprego. O que o senhor sabe fazer? Esfirras. Em 1988, montou o primeiro Habibs. Em 2013, a Habibs se tornou a rede de fastfood que mais faturou no Brasil.

Vender muito barato, quase de graça. Oferece mais, cobrando menos. Há 25 anos, vendo que vendo produtos cujos preços começam com zero.

Onde esta o sucesso? Dentro de cada um de nós. Na persistência, no trabalhar, no sonhar. Na fé. Em qualquer profissão. Sempre existe uma oportunidade. A vida sempre esta nos oferecendo algo. Sonhe e construa sua própria história.

Segredo? Produzir 100% dos alimentos que são vendidos em suas lojas. Qualidade com preço baixo e lucratividade: verticalização. Compra o leite todo fazendeiro e fabrica o próprio queijo. 4 industrias. Quer dominar a cadeia. O tomate quse me quebrou! Solução: compra na safra, pica e congela para ter o ano todo!

Ragazzo (massas e coxinhas), com 50 lojas, lucra o dobro do que uma loja Habibs.

About Eduardo Luzio

Economista pela USP (88) e PhD pela PhD University of Illinois (93). Consultor em finanças corporativas e estratégia. Professor de finanças na FEA-USP, FGV -SP e Insper.

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que é (e o que não é) Estratégia? | Reflexões sobre valor - 16 de Julho de 2014

    […] baixos. Ex. Habib’s: “comida barata, quase de […]

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: