Recortes de 10 Líderes Inspiradores (Parte 9)

Flávio Gurgel Rocha (Riachuelo)

A maior rede de moda do Brasil. 2 fabricas e 3 CDs (Manaus, Natal e Guarulhos). Missão: tornar a moda acessível.

Em 1947, fundador fugiu da seca no interior do Rio Grande do Norte e foi para Natal, onde fundou um bazar.

Flávio tem personalidade muito diferente de seu pai, o que foi importante para a empresa em duas fases distintas.

Presente em todos os elos da cadeia da moda: do fio até a última prestação do financiamento ao consumidor (Midway Financeira, fundada em 2008). Não se diz “verticalizado”, mas sim “integrado”. Design, logística,…

Competir com os chineses? Fast fashion! Mudar as fábricas de grandes volumes, para pequenos com maior teor em “moda”.

Cartão private label quintuplica o spending e fideliza.

A Riachuelo também tem um negócio imobiliário (dentre eles, o Shopping Midway).

Carreira empurrada x cadeia puxada. A Riachuelo era uma cadeia empurrada pelo varejo. O código de barras revolucionou a gestão da informação no varejo, transformando a empresa em uma cadeia puxada pelo consumidor, o que aumentou a eficiência da cadeia.

Ótimo local x ótimo global. Quando temos um problema complexo, nossa tendência é fatiá-lo. Dai cria-se a segmentação da cadeia verticalizada, mas não necessariamente integrada. Traduzir o conflitos de interesse em sinergias.

A remuneração variável eram baseadas no lucro líquido de cada elo da cadeia, o que gerava uma guerra de conflitos de interesse nos preços de transferência. Muita energia gasta em atividades estéreis. Na ausência do proposito prevalece o ótimo local e não o global.

Quando o gestor passa a mudar o foco do lucro para os 6 stakeholders (clientes, funcionários, fornecedores, sociedade, financiadores, meio ambiente), o resultado melhora. É o capitalismo consciente. É uma forma de inclusão.

Reinvenção da Riachuelo aconteceu na concordata há 20 anos, quando os modelos tradicionais foram questionados. Tiramos o foco de preço, mas para o consumidor de baixa renda, mas com acesso à informação, e que queria se expressar através da moda. A integração começou a 10 anos.

Baixo custo e velocidade.

About Eduardo Luzio

Economista pela USP (88) e PhD pela PhD University of Illinois (93). Consultor em finanças corporativas e estratégia. Professor de finanças na FEA-USP, FGV -SP e Insper.

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  1. O que é (e o que não é) Estratégia? | Reflexões sobre valor - 16 de Julho de 2014

    […] São empresas que dominam vários elos da cadeia de valor de seus produtos. Por exemplo, a Riachuelo: “do fio até a última prestação da […]

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