Fim do Capitalismo?

Tive a oportunidade de participar de uma palestra com o economista francês, Thomas Piketty, autor do polêmico livro “O Capital no Século 21” (FEAUSP, 26/11/2014). Piketty estava chegando da China, onde proferiu palestras e, após SP, irá para algum outro país divulgar seu livro.

5436229.cover

Falando inglês com um sotaque pesado, foi difícil entender Piketty, mas alguns aspectos me marcaram:

1) a questão pesquisada: a evolução da relação entre crescimento e desigualdade e suas implicações para o futuro do capitalismo. É uma questão fundamental, abrangente, características raras no mundo de hoje onde as pesquisas estão cada vez mais especializadas, focadas em detalhes.

Esta é uma questão importante para a Ciência Econômica. Marx afirmava que concentração crescente seria inexorável, gerando tensões sociais que e levariam ao fim do capitalismo. Kuznets dizia o contrário. Piketty desmente ambas: há forças nas duas direções, depende da educação, acesso à informação e da política de salário mínimo de cada país.

2) Extensão da pesquisa, tanto histórica quanto geográfica: o autor usou dados de 200 anos de 20 países.

3) Os dados usados por Piketti estão à disposição do público no site do autor. Acho Esse é um aspecto de transparência e até de generosidade com a comunidade pesquisadora.

4) Nos EUA, de 1/3 a ½ da riqueza está concentrado em 10% da população. O Brasil é mais desigual do que os EUA: 55% da riqueza esta com 10% da população (e estes dados ainda podem estar subestimados!).

5) Por fim, o tamanho do livro: 672 páginas. No mundo de hoje, onde buscamos conhecimento instantâneo, ler um livro deste tamanho, sobre este tema, é antes de tudo uma experiência. Vale a pena? Não sei, mas vou ler!

baby-seal_1543530i

 

About Eduardo Luzio

Economista pela USP (88) e PhD pela PhD University of Illinois (93). Consultor em finanças corporativas e estratégia. Professor de finanças na FEA-USP, FGV -SP e Insper.

No comments yet... Be the first to leave a reply!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: