O que busca um economista?

Em artigo no jornal O Estado de São Paulo, Pedro Malan(*) resumiu bem o que eu acredito ser a busca dos economistas. Usando as palavras do escritor italiano Carlo  Ginzburg (auto de O Fio e os Traços): àqueles que “têm como ofício alguma coisa que é parte da vida de todos: destrinchar o entrelaçamento do verdadeiro, falso e fictício que é a trama de nosso estar no mundo.

18270260.DSCF0028

Ao tentar estimar a inflação, por exemplo, os economistas buscam entender a verdade do aumento de preços e queda no poder aquisitivo. Daí vem a parte mais difícil: como reduzir a inflação? Aumentar ou reduzir o juros? O que é uma resposta falsa, o que é fictício?

Outro exemplo: quanto vale uma empresa? Se o valor de uma empresa é função de sua capacidade futura de crescer com rentabilidade, a partir de um passado e um presente, o que é verdadeiro, falso e fictício?

Ao pensar a busca do economista desta maneira, aproximamos a economia do dia a dia de todos nós, e de outras profissões, em particular do psicanalista. O psicanalista também busca ajudar a quem os procura a entender suas verdades, mentiras e fantasias (ficção) para tentar viver uma vida mais plena.

É nesta semelhança da busca do economista e do psicanalista que penso na frase de Joan Magretta (**):

“Cada vez mais a economia tem se tornado uma disciplina “de números”. Mas seu objetivo básico sempre foi explicar o comportamento humano.”

Margretta, (2002), p. 203

O que há por traz da inflação? O comportamento humano. O que há por traz do valor de uma empresa? O comportamento humano.

Um abraço,

Eduardo Luzio

(*) “Verdadeiro, falso e fictício”, OESP, 9/8/2015, pág. A2.

(**) MAGRETTA, J. What Management is: How it works and why it’s everyone’s business. Nova Iorque: Free Press, 2002.

About Eduardo Luzio

Economista pela USP (88) e PhD pela PhD University of Illinois (93). Consultor em finanças corporativas e estratégia. Professor de finanças na FEA-USP, FGV -SP e Insper.

No comments yet... Be the first to leave a reply!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: