De onde vem o Sucesso de uma Empresa? As Lições dos 7 Pecados Capitais

O sucesso de uma empresa é o resultado de um processo que começa com a percepção do cliente sobre o valor do produto ou serviço que a empresa oferece. O cliente vota com sua carteira. Ele “elege” que restaurante ir, que calça jeans comprar, que biscoito consumir. Tal como a política, esse processo eleitoral, depende das alternativas (concorrência) e da percepção de valor do eleitor sobre o candidato.

Esse processo que culmina no “sucesso da empresa”, entendido aqui como a sua capacidade de gerar benefícios aos seus acionistas é um tema amplo que já enderecei em outros posts:

  1. A empresa como coleção de projetos
  2. A importância dos Sócios
  3. O significado do EBITDA
  4. A miragem do lucro
  5. A importância da Estratégia
  6. Destruição de Valor em Empresas
  7. Etc…

Mas, neste post eu vou concentrar minha reflexão no começo deste processo, ou seja, na percepção do cliente sobre o valor do produto ou serviço que a empresa oferece. As empresas bem sucedidas oferecem aos seus clientes soluções para problemas físicos, reais: fome, doença, transporte, segurança, desconhecimento, etc… Mas, as empresas bem sucedidas também oferecem aos seus clientes soluções para “questões da alma”.

Eu acredito que muitas empresas bem sucedidas, de alguma maneira, direta ou indiretamente, geram valor aos seus clientes atendendo um ou mais dos ditos “Sete Pecados Capitais”, que retratam aspectos estruturantes da nossa condição humana.

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Inveja (envy), preguiça (solta), ira (anger), orgulho (pride), ambição (grei), luxúria (lust) e gula (gluttony).

Em bens de consumo, as ilustrações abundam. Afinal a que se deve o sucesso da indústria do luxo e da moda se não à vaidade, luxúria, inveja?

O Facebook atende uma ampla gama destes “pecados”: soberba, inveja, ira, gula,… O que o usuário do Facebook pode não saber é que suas atividades na rede geram informações sobre seu perfil de consumo que são vendidas às empresas que são seus os verdadeiros clientes. Resultado? Enquanto a eficácia de uma mala direta é de no máximo 5%, a propaganda direcionada do Facebook tem uma eficácia de 85%!

O efêmero sucesso das empresas de Eike Batista no mercado de capitais, ao meu ver, teve mais a ver com soberba (do Eike), inveja, ambição e gula (dos investidores) do que com os produtos que estas empresas algum dia poderiam produzir (petróleo, navios, aço, energia, e até comida chinesa).

Importante: não estou fazendo nenhum juízo moral sobre estas empresas. Pelo contrário, acredito que os 7 Pecados Capitais retratam o que há de mais essencial na condição humana. Trata-se de uma constatação / interpretação. Deixo o juízo moral às religiões.

É para se pensar…

collage

 

About Eduardo Luzio

Economista pela USP (88) e PhD pela PhD University of Illinois (93). Consultor em finanças corporativas e estratégia. Professor de finanças na FEA-USP, FGV -SP e Insper.

Uma resposta to “De onde vem o Sucesso de uma Empresa? As Lições dos 7 Pecados Capitais”

  1. Meu Guru

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