O que pode um “deficiente mental” em uma empresa?

14079906

Muito! Muito mais do que nós, “eficientes mentais” podemos imaginar.

Esta manhã, ouvi no rádio uma entrevista com a representante de uma ONG internacional cuja proposta é promover a inserção de pessoas com deficiências mentais em empresas. Ela descrevia a experiência de uma moça com Síndrome de Down que eles ajudaram a ser contratada como recepcionista de um hotel.

Contou que a experiência tem sido ótima. Que ela “não entende porquê, mas o clima da empresa melhorou muito”, que ela notava que os clientes queriam ser atendidos pela moça. Em seguida, ponderou: “pode ser que esta moça não dê lucro para o hotel, mas vale a pena”. 

Quê?! Fiquei estupefato. Como uma representante de uma ONG não entende os efeitos de um programa de inclusão?  Trata-se de humanizar a empresa, de tratar com e respeitar as diferenças. Isso afeta o clima interno da empresa e suas relações com o externo. Não dá lucro? Claro que dá! Se a equipe se motiva, se engaja, se os clientes melhoram sua percepção o lucro virá!

Temos muito trabalho pela frente para mudar certos paradigmas de gestão que estão fazendo as empresas adoecerem, desrespeitando seus funcionários, clientes e fornecedores.

sindrome-de-down-4

Quem não quer trabalhar em uma empresa que respeite os limites do humano?            Que reconheça o valor do indivíduo em suas possibilidades genuinas?                          Quem não quer ser atendido por uma empresa que entenda as diferenças entre nós, as valorize e ouse em apostar nelas?

Ufa, desculpem o desabafo!

Um abraço,

Eduardo Luzio

 

Anúncios
Sem categoria

Sobre Eduardo Luzio

Economista pela USP (88) e PhD pela PhD University of Illinois (93). Consultor em finanças corporativas e estratégia. Professor de finanças na FEA-USP, FGV -SP e Insper.

Nenhum comentário por enquanto... Seja o primeiro a responder!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: